domingo, 26 de agosto de 2007

``Viver e nao ter a vergonha de ser feliz,cantar o orgulho de ser um eterno aprendiz´´


``A VIDA SÓ É POSSIVEL REINVENTADA´´

Cecilia Meireles


Copo de Água
André Gide

Nós vamos ensinar você o fervor.Nossos atos se prendem a nós,como ao fósforo sua luz.Nos consomeé verdade,mas fazem nosso esplendor.E se nossa alma valeu alguma coisaé por ter ardido mais intensamente do que outras.Vamos ensinar a você o fervor.Uma existência patética.Não a tranquilidade.Ser tranquilo é ser trágico.Eu não almejo outro repouso que o sono da morte.Espero depois de ter exprimido nesta terratudo que havia em mim.Satisfeito morreu completamente.Desesperado por fazer ainda mais.Nossa vida a de ser diante de nós como um copo de água gelada.O copo úmido nas mãos de quem tem febre e quer beber,e bebe tudo de uma vez.Sabendo que devia guardar,mas não podendo tirar dos lábios o copo delicioso.Tão fresca é a água e tão apaziguadora da sede.


Texto de Lou Andreas-Salomé
Lou Andreas-Salomé
Ouse, ouse... ouse tudo!! Não tenha necessidade de nada! Não tente adequar sua vida a modelos, nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém. Acredite: a vida lhe dará poucos presentes. Se você quer uma vida, aprenda ... a roubá-la! Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer. Não defenda nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso: algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!!


Prossigamos!
Bertold Brecht
Toda via prossigamos!Seja de que maneira for!Saiamos a campo para a luta, lutemos, então!Não vimos já como a crença removeu montanhas?Não basta então termos descoberto que alguma coisa está sendo ocultada?Essa cortina que nos aculta isto e aquilo, é preciso arrancá-la!


Nossos inimigos
Bertolt Brecht
Nossos inimigos dizem: "a luta terminou". Mas nós dizemos: "ela começou".Nossos inimigos dizem:"a verdade está liquidada".Mas nós dizemos:"nós ainda a conhecemos".Nossos inimigos dizem:"mesmo que ainda se conheça a verdade, ela não pode mais ser divulgada".Mas nós a divulgamos.


Nada é impossível de mudar
Bertolt Brecht
Não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.




Montaigne
Meu ofício, minha arte, é viver. Quem me censura por falar de mim, de minha vida e de meus próprios sentimentos, que vá proibir um arquiteto de se referir às suas próprias construções. Eu me mostro por inteiro, como peça anatômica, cujas veias, músculos, tendões, são visíveis em seus lugares. Mas as pulsações e o que se passa dentro de mim, estes são eu mesmo. É sobre eles que falo, sobre minha essência.

Aves em Migração
António Teixeira e Castro
Estou lúcido.Estou vivo como as aves em migração.Começo por amar a realidade... nunca declinei a vida. Mesmo que tudo esteja contaminado e sem reverso, é a vida que nos povoa; é a vida por inteiro que nos vive!



Nenhum comentário: