domingo, 26 de agosto de 2007

Clarice Lispector-escritos


``Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata. ´´
(Clarice Lispector)

Clarice Lispector

Meu Deus, me dê a coragemMeu Deus, me dê a coragemde viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites,todos vazios de Tua presença.Me dê a coragem de considerar esse vaziocomo uma plenitude.Faça com que eu seja a Tua amante humilde,entrelaçada a Ti em êxtase.Faça com que eu possa falarcom este vazio tremendoe receber como respostao amor materno que nutre e embala.Faça com que eu tenha a coragem de Te amar,sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo.Faça com que a solidão não me destrua.Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.Faça com que eu saiba ficar com o nadae mesmo assim me sentircomo se estivesse plena de tudo.Receba em teus braçoso meu pecado de pensar.

Não entendo
Clarice Lispector
Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.

Renda-se!
Clarice Lispector
Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei.Pergunte, sem querer, a resposta, como estou perguntando.Não se preoucupe em "entender".Viver ultrapassa todo o entendimento.


Amor...
Clarice Lispector


Amor é quando é concedido participarum pouco mais.
Amor é a grande desilusão de tudo mais.Amor é finalmente a pobreza.Amor é não ter inclusive amorÉ a desilusão do que se pensava que era amor.Amor não é prêmiopor isso não envaidece.








Nenhum comentário: